Paralelo ao 2º Congresso das Apaes de Pernambuco aconteceu o VI Fórum Estadual de Autogestão e Autodefensoria. Na ocasião os autodefensores das Apaes de cada cidade se reuniram para realizar a eleição que definiu o casal de autodefensores que representará o Estado. Na tarde da terça-feira (21) teve a eleição que foi conduzida pela procuradora jurídica das Apaes, Nathália Santos, e pelo assessor jurídico das Apaes, Gilvan Florêncio. Primeiro, foi feita a eleição feminina, onde oito Apaeanas se candidataram representando as cidades de Caruaru, Salgueiro, Serra Talhada, Mirandiba, Barra de Guabiraba, Agrestina, Recife e Cachoeirinha. A eleita foi a representante de Serra Talhada, Claudiana Freires da Silva.
Em seguida, aconteceu a eleição masculina, com representantes das cidades de Garanhuns, Mirandiba, Petrolina, Agrestina, Recife, Serra Talhada, Barra de Guabiraba e Salgueiro. Dessa vez, o eleito, com 11 votos, foi Francisco Matos Além Felipe dos Santos.
O casal irá representar a autodefensoria das Apaes de Pernambuco no triênio 2024/2026. O casal que ficou na suplência foi Karen Gabriela Dias Rodrigues da Apae Agrestina e Lucas Levi dos Santos Silva, da Apae Garanhuns.
A autodefensoria é um movimento criado pelas Apaes em que os alunos têm espaço para propor sugestões visando à promoção de seus direitos. Eles têm a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a diretoria e também são o porta-vozes de seus companheiros diante da sociedade.
Fotos: Divulgação
Comentários